agosto 30, 2012

Quais as diferenças entre Wi-fi e WiMAX?

A internet sem fio é uma realidade no Brasil e cada vez mais cidades e locais aderem e oferecem esse modelo de acesso a rede mundial de computadores. Várias tecnologias são utilizadas o que pode confundir muita gente, mas hoje vamos mostrar as principais diferenças entre duas delas: a Wi-fi e a WiMAX.


REDES WI-FI 
São redes de curto alcance em que o sinal chega através de cabos como em uma internet banda larga ADSL e a distribuição fica a cargo de um roteador que recebe o nome de Hotspot.
Wi-fi

O alcance dessa rede pode chegar a 300 metros de distância com velocidades entre 54 e 300 Mbps, onde o padrão de tecnologia utilizado é o IEEE 802.11. Para receber o sinal de uma rede wi-fi, o dispositivo em questão precisa de um adaptador, geralmente uma placa de rede sem fio. 



REDES WIMAX 
Assim como o Wi-fi uma rede WiMAX é sem fio, mas o padrão de distribuição é diferente. Antenas externas como as utilizadas para transmitir o sinal de celular se comunicam com uma estação base para distribuir e receber o sinal. 
WiMAX
Diferentemente do Wi-fi, o alcance de uma rede WiMAX pode chegar a 50 km de distância e a 75 Mbps de velocidade dependendo das condições do local. O padrão de tecnologia utilizado é o IEEE 802.16 e para receber o sinal é necessário uma antena e um receptor apropriado. 

São dois modelos de internet sem fio muito interessantes, onde o primeiro é voltado a usuários domésticos e empresas e o segundo atinge um público maior, em alguns casos consegue abranger uma cidade inteira.


Via MeAjuda

AS MELHORES